domingo, 3 de julho de 2011

IMC de adolescentes e Risco de Diabetes e Doença das Coronárias


Opinião Graciele Tombini : Há mais de 8 anos faço avaliação de gordura corporal nos meus pacientes e falo que os médicos que avaliam Peso e Altura apenas, estão desatualizados e deixando de tratar muita gente com gordura elevada !! Abaixo segue um resumo do estudo .

O índice de Massa Corporal (IMC) foi um preditor de incidência de diabetes e doença coronariana em seu estudo, mesmo em indivíduos com IMC dentro de uma faixa normal.
Em um estudo transversal envolvendo 3.135 mulheres hispânicas de Barranquilla, Colômbia, observou-se que dos 980 indivíduos que foram "normais" de acordo com o IMC (calculado como peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros) (<25 ), 34% eram "obesos", segundo a dupla absorção de raios-x (DXA) (gordura corporal total,> 40%). Este subdiagnóstico da obesidade não poderiam ser corrigidos, diminuindo os pontos de corte do IMC por causa da grande variação no teor de gordura em indivíduos com "normal" de IMC.


Os indivíduos com IMC normal, que tinham um risco maior de diabetes e doença cardiovascular no estudo de Tirosh et al. pode corresponder aos nossos pacientes obesos com um "normal" de IMC. Tais pacientes devem também ser considerados como tendo maiores riscos de doenças cardiovasculares e diabetes.
Com a utilização de critérios exclusivamente IMC atual, não estamos incluindo uma percentagem importante da população "normal" em programas de prevenção de diabetes e doença cardiovascular. Em muitos assuntos com um IMC normal, a avaliação do total de gordura corporal de conteúdo por meio de DXA ou outros métodos devem ser recomendados.











Nenhum comentário: